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Clima hostil na organização: como evitar?

Atualizado: 23 de dez. de 2022

Um ambiente profissional saudável e confortável para as pessoas passou a fazer parte dos requisitos que, principalmente, os talentos levam em consideração no momento de permanecer na empresa ou de se candidatar para trabalhar nela.


Ambientes de trabalho tradicionais, onde “manda quem pode” e as pessoas não são ouvidas ou participam dos processos não cabem mais em nossa sociedade.

Os profissionais passaram a valorizar o fato de se sentirem bem no trabalho e segundo as pesquisas da área esse é um dos fatores que fazem com que os colaboradores sintam-se desmotivados, peçam demissão, adoeçam devido ao trabalho e não se sintam engajados e pertencentes ao trabalho.


Mas afinal, o que fazer para prevenir a hostilidade no clima organizacional, uma das possibilidades é investir nas lideranças, oferecendo treinamentos aos gestores para que se comunicarem de forma assertiva, dando feedbacks, delegando. Estar atento ao bem-estar dos funcionários, investindo na saúde física e mental. Apostar nos treinamentos, desde a contratação e aqueles que são contínuos para quem já está na empresa. Proporcionar flexibilidade, por meio da relação de confiança. Diagnosticar os elementos que envolvem o clima organizacional, através da pesquisa de clima e assim focar nos aspectos mais nocivos apresentados pelos colaboradores.



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